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Custos por milhares

Vender anúncios em seu site não é tão simples quanto parece. Primeiro, você precisa ter um site com estatísticas favoráveis para atrair anunciantes. Raramente sites com menos de 1 milhão de pageviews mensais conseguem anunciantes. Dessa forma, antes de começar a querer ganhar dinheiro vendendo espaço publicitário em seu site, concentre sua energia na divulgação do seu site, para que ele tenha muitos visitantes e, com isso, seja atraente para anunciantes.

No sistema de taxa fixa, o cliente paga um preço fixo por período de tempo (um mês, por exemplo) para ter o seu banner exposto em seu site. Apesar de esse ser o sistema mais simples de faturar e controlar, ele raramente é usado. O motivo é simples: não há como prever quantas pessoas verão o banner.

O sistema mais usado é o CPM. Nesse sistema, o cliente paga pelo número de visualizações que ele quer do banner. Por exemplo, se o cliente comprar 50.000 visualizações de banner, significa que o banner dele será visto 50.000 vezes. O preço é cobrado por lotes de mil visualizações, e daí o nome do sistema (Custo Por Mil). Se um site tiver um custo CPM de R$ 20, isso significa que 50.000 visualizações de banner custarão R$ 1.000.

A taxa de retorno típica de um banner varia entre 2% e 4%. Essa taxa depende da qualidade do banner e do site onde ele foi inserido (anunciar em um site que tenha a ver com o anúncio em geral faz aumentar a taxa de retorno). Isso significa que, nesse sistema e no de taxa fixa, não há como sabermos de antemão quantos novos visitantes o seu anúncio trará. Temos apenas uma estimativa. Por exemplo, se considerarmos uma taxa de retorno de 2% e uma campanha de 50.000 visualizações, estimamos 1.000 novos visitantes para o site do anunciante.

Outro sistema bastante comum é o CPC, ou Custo Por Clique. Nesse sistema o anunciante paga pelo número de visitantes que receberá, ou seja, o número de vezes que o seu banner será clicado. Assim, ao comprar 1.000 cliques de banner, o banner do anunciante ficará no ar até que 1.000 pessoas tenham clicado sobre ele. Esse é o sistema mais justo, mas em compensação é o menos usado.


Como funciona o sistema de preços de CPM? Por que ele é oferecido?

Na publicidade de CPM, você paga a cada mil impressões que o seu anúncio receber. CPM é uma sigla para custo por mil impressões. ("M" é o numeral romano para 1000.) O preço pago é o mesmo, independentemente de o usuário clicar ou não no anúncio. Isso é diferente das campanhas de CPC, em que você paga somente quando o seu anúncio recebe cliques.

Alguns anunciantes desejam ter a flexibilidade de atingir os clientes logo no início do ciclo de veiculação com anúncios projetados para aumentar o conhecimento, mas sem necessariamente gerar cliques ou tráfego. Outros preferem as estatísticas industriais tradicionais das campanhas de CPM. Por isso, o AdWords disponibilizou o sistema de preços de CPM para aqueles que desejam usá-lo.

Os anunciantes podem escolher entre a configuração de lances máximos de CPM e lances de CPM preferidos. Um lance máximo de CPM é o valor mais elevado que você deseja pagar a cada mil impressões no seu anúncio, embora raramente seja o valor realmente pago. O assistente de descontos do AdWords reduz automaticamente qualquer lance de CPM vencedor para que seja cobrada a quantia mínima necessária para manter a posição do anúncio na página. Um lance de CPM preferido é o valor médio que você deseja pagar a cada mil impressões.

Lances de CPM somente estão disponíveis em campanhas que não segmentam a rede de pesquisa. Os anúncios de CPM são classificados para aparecerem de acordo com seu lance de CPM, competindo com outros anúncios de CPM e com anúncios de CPC. Um anúncio de CPM sempre ocupa todo o espaço do anúncio, com um anúncio gráfico ou outro anúncio de multimídia, ou com um anúncio de texto expandido.

Os anúncios do Google com o sistema de preços de CPM continuam a ter um alto nível de relevância. Os anunciantes de CPM usam a segmentação por canal para selecionar o público específico que tem interesse em suas mensagens. Os anúncios de CPM concorrem com anúncios de custo por clique, e a alta relevância continua a impulsionar a classificação dos anúncios de CPC. Também configuramos um valor elevado para o CPM mínimo, para garantir que os anunciantes escolham cuidadosamente os anúncios e o público.

Os modelos alternativos

Talvez um pouco decepcionados com as baixas taxas de sucesso das suas campanhas e os consequentes elevados custos por visita conseguida para os seus sites os próprios anunciantes têm vindo a pressionar o mercado publicitário online no sentido de encontrar novos modelos de pricing, mais adequados às suas expectativas e que minimizem o seu risco, em termos de custo por contacto. Deste modo, novos modelos tem surgido, sempre suportados na capacidade de gerar resultados para o anunciante. Muitos sites começam então a alterar os seus modelos de pricing, passando a oferecer alternativas baseadas em CPC (Cost per Click), em que o anunciante só paga pelos utilizadores que fizerem click no seu banner e forem encaminhados para o seu site. Neste caso os valores descem significativamente quando comparados com os valores obtidos no caso de uma campanha a custos CPM.

Exemplo de banners do site Alexa: http://www.alexa.com/site/company/advertise/

Modelos de publicidades do site www.cearavip.com.br

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