Plano de Comunicação
Roberto Roosevelt | 17:00 |
comunicação
Um Plano de Comunicação é um documento que estabelece a forma que deverá assumir a
comunicação organizacional. Este plano deverá obrigatoriamente incluir os seguintes
elementos:
· Objectivo: qual o objectivo, ou objectivos, que se pretende atingir com a comunicação;
este objectivo deverá, naturalmente, estar integrado na missão da organização, nos seus
objectivos globais e na sua estratégia de desenvolvimento;
· Mensagem: qual a mensagem (e respectivo conteúdo) que se pretende fazer passar de forma
a atingir os objectivos pretendidos;
· Destinatários: a que stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores,
accionistas/investidores, financiadores, media, público em geral) se pretende chegar com
a mensagem;
· Abordagem: quem deve ser o emissor da mensagem, quais deverão ser os suportes e canais
de comunicação para transmitir eficazmente a mensagem e qual deverá ser o momento para a
sua transmissão;
· Avaliação: de que forma será avaliada a eficácia da mensagem e a sua adequada recepção
pelos stakeholders definidos como destinatários.
O Plano de Comunicação poderá ainda incluir um orçamento, que estabelece os custos para
cada acção constante no Plano de Comunicação.
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