468x60 Ads

De agora em diante, longe dos holofotes dos estádios e alheio à paixão devota dos torcedores, a visibilidade do jogador tende a diminuir. É aí que a velha máxima entra em cena. Para uma marca disputada como a de Ronaldo, vale dizer que “quem não é visto não é lembrado”?

Com patrimônio estimado em R$ 1 bilhão, o jogador se tornou um verdadeiro fenômeno não só no futebol, mas também na associação de sua imagem pública a grandes anunciantes como AmBev, Nike e Claro, recebendo em troca quantias milionárias pelo valor simbólico que agrega às marcas. Esse mesmo valor foi usado pelo jogador para abrir sua própria agência de marketing esportivo em julho passado, a 9INE, em parceria com o Grupo WPP.

A marca de Ronaldo dificilmente sairá de cena: "Ronaldo é uma marca valiosíssima no mundo inteiro. Pessoas do tamanho e do calibre dele se retiram do esporte e continuam valendo no marketing. É um cara que tem uma trajetória de luta; não é só um grande jogador. Ele é e vai continuar sendo uma grande marca."

Foi acreditando nisso que a Nike e o jogador assinaram um contrato de patrocínio vitalício quando o craque tinha apenas 18 anos. Contrato esse que lhe garante uma receita de cerca de R$ 14 milhões anuais. Jogando ou não, Ronaldo continuará promovendo uma linha de roupas casuais da marca.


Embora tenha se aposentado com a camisa do Corinthians, o atacante Ronaldo pretende festejar sua despedida com o verde e amarelo da Seleção Brasileira. O adeus seria entre junho e julho. "Eu queria reunir jogadores que estiveram comigo e atuar para o público que me amou e me apoiou. Essas pessoas merecem uma despedida", comentou ele.

0 comentários:

Postar um comentário