No comércio eletrônico, assim como no varejo tradicional as despesas são como dizem, “na ponta do lápis”. Uma boa gestão de e-commerce não permite gastos excessivos que não estejam amarrados com um retorno financeiro certo.
Pensando nisso reunimos com muito carinho nesse post gigante… rs Mais de 30 serviços online muito úteis (e também alguns softwares), que auxiliam o profissional de e-commerce em várias áreas da operação, e o mais incrível: gratuitos (pelo menos em suas versões básicas).
Isso dá a liberdade do lojista de testar e, se trouxer resultado, aí sim investir tempo e dinheiro na ferramenta, do contrário descartá-lo.
Google Analytics
https://www.google.com.br/analytics/
O que é?
Bem conhecido da maioria dos lojistas o Google Analytics é um serviço gratuito do Google que gera estatísticas detalhadas sobre os visitantes da sua loja.
Para que serve?
Esta ferramenta simples e robusta fornece entre outras informações importantes:
- núm. de visitas
- num. de páginas vistas
- origem fontes de tráfego
- origem geográfica dos visitantes
- visitantes novos x antigos
- funil de conversão (o caminho que os visitantes fazem até completar todo processo de compra), muito útil para o lojista encontrar falhas e avaliar o desempenho da loja.
Como implantar/usar?
A implantação é muito simples, basta se cadastrar e o Google fornecerá um código em uma linha de comando de programação (tag) que deverá ser inserido no sistema da loja. Muitas plataformas de e-commerce possuem um sistema amigável que permite que o lojista apenas insira o num. do código (ex: UA-24482272-2), que o monitoramento passa a funcionar em 24hs.
Navegg E-commerce
http://www.navegg.com/ecommerce/
O que é?
Este sistema permite conhecer vários aspectos da audiência da sua loja, pois possui informação de navegação de milhões de internautas que navegam em mais de 100.000 sites parceiros.
Para que serve?
Quanto mais informação o lojista tem sobre os seus visitantes melhor ele ajusta sua estratégia de portfólio de produtos e investimento de marketing. Foi pensando nisso que está startup brasileira desenvolveu um sistema que gera entre outras informações importantes de visita a sua loja:
- perfil demográfico,
- segmento de interesse,
- produtos que ele pesquisou antes de ir para sua loja.
- grupo de consumidor que pertence (cluster), conforme razão, emoção e afluência, os fatores que mais influenciam os hábitos de consumo no ambiente digital.
- funil de conversão – o caminho que os visitantes fazem até completar todo processo de compra.
- ferramenta de atribuição – Medição precisa de quanto cada canal (facebook, adwords, orgânico , email marketing e etc) contribuiu em cada venda.
Como implantar/usar?
Após realizar o cadastro, a Navegg fornecerá uma tag (código javascript) que deverá ser inserida na plataforma da loja. Ou via plugin magento, ecommerce ou gtm. Veja as plataformas que já possuem integração com Navegg acessando a área Soluções Integradas Dev Buscapé Company.
Cyfe (dica do Luciano Juvinski)
http://www.cyfe.com/
O que é?
Um painel online que integra gráficos de vários sistemas.
Para que serve?
Este sistema é o “sonho de consumo” de qualquer gestor de loja virtual. Com ele você consegue visualizar em uma mesma tela gráficos importantes como do Google Analytics, Google Adwords, Facebook, Twitter, entre outras. Isso economiza muito tempo não só pelo fato de não precisar fazer o login em vários sistemas, mas também coloca um gráfico ao lado do outro permitindo uma rápida analise das suas métricas mais importantes,
Como implantar/usar?
Para começar a usar este sistema gratuitamente, basta se cadastrar e configurar quais os gráficos que você deseja visualizar seja do Google, Facebook, Twitter, Addthis, Mailchimp, (entre vários outros). Para integrar o gráfico é preciso clicar em Add e Widdget e estar logado previamente na ferramenta a ser adicionado. A versão free dá direito a colocar 5 gráficos e analisa dados pelo período de 30 dias anteriores a data do dia do acesso a ferramenta.
Similarweb
http://www.similarweb.com/
O que é?
Este sistema permite pesquisar a audiência em qualquer site ou loja na web.
Para que serve?
Este sistema divulga ter o maior painel de monitoramento de usuários da Internet mundial acompanhando a navegação de 10 milhões de internautas. Utilize esta ferramenta para saber dados de audiência dos seus concorrentes, sites de referência que levam trafego para ele (TOP REFERRING SITES), e também uma informação valiosíssima quais os outros sites que estes usuários frequentam (ALSO VISITED WEBSITES).
Como implantar/usar ?
Basta digitar a URL da sua loja no campo indicado que o sistema mostrará um painel com uma série de informações e gráficos.
DICA: outro site bem interessante mas que não tem tanta abrangência para sites de menor audiência (abaixo de 100 mil page views/mês) é o Alexa.
Wistia (dica do Thiago Sarraf)
http://wistia.com/
O que é?
Este sistema permite medir o engajamento da sua audiência ao assistir um vídeo,
Para que serve?
Vamos supor que você fez um belo vídeo para demonstrar uma câmera fotográfica, utilizando esta ferramenta você consegue ver exatamente em que ponto do vídeo ocorre a o internauta abandona o vídeo e ainda qual o trecho que eles gostam de repetir a visualização. Isso permite saber como você poderá deixar este vídeo ainda mais eficiente para o seu público alvo.
Como implantar/usar?
Basta se cadastrar no site e inserir a URL do vídeo a ser monitorado (ele pode estar no youtube ou vimeo) e o plano gratuito permite monitorar até 3 vídeos com um consumo de banda de 5GB/ mês.
Webpagetest (dica do Pablo Canano)
http://www.webpagetest.org
O que é?
Serviço do gratuito para medir velocidade de carregamento de um site.
Para que serve?
Permite executar testes simples ou avançados, de velocidade de carregamento da sua loja. No e-commerce cada segundo a menos no carregamento da página conta a favor na experiência do internauta, por este motivo essa ferramenta é de grande utilidade.
Como realizar o teste?
Para saber a velocidade de carregamento da sua loja, basta digitar na a url da loja no campo da aba “Analytical Review” e escolher o local e browser que deseja testar. Na aba “Visual Comparison” você consegue comparar a velocidade da sua loja com a de seus concorrentes de uma forma muito visual.
Google Page Speed Insights
http://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
O que é?
Page Speed Insights é uma ferramenta gratuita do Google mede o desempenho de uma página para dispositivos móveis e desktop e sugere melhorias.
Para que serve?
Ao melhorar o desempenho de carregamento da loja nos vários dispositivos, você diminuirá a taxa de abandono de sua loja e consequentemente melhorará a indexação das páginas na busca do Google.
Como implantar/usar?
Basta digitar a URL da sua loja no campo indicado que o sistema mostrará uma pontuação que varia de 0 a 100 pontos. Quanto mais elevada a pontuação melhor a avaliação da página.
Ping (dica do Roberto Barros)
https://www.pingdom.com/free/
O que é?
Um sistema que ajuda a monitorar se a sua loja fica fora do ar.
Para que serve?
Loja fora do ar é sinônimo de prejuízo para o lojista, O Pingdom oferece o um serviço gratuito que verifica de tempos em tempos (você configura isso), se a sua loja está fora do ar. Tudo fica registrado em relatórios gráficos e isso muito útil para o lojista por pedir ressarcimento de prejuízo por conta de queda de servidor.
Como implantar/usar?
Basta se cadastrar gratuitamente e digitar a URL da loja que será monitorada.
E-bit
http://www.ebit.com.br/
O que é?
Um sistema que pesquisa a satisfação do consumidor online após o ato da compra e usa essas informações para qualificar a credibilidade da loja.
Para que serve?
A pesquisa E-bit já avaliou mais de 20 mil lojas online no mercado e tem como função avaliar a experiência de compra logo que o consumidor finaliza o pedido e 15 dias depois de feita a compra, ele receberá um e-mail convidando para fazer uma nova pesquisa para saber como foi sua experiência com o recebimento do produto. Todos os dados das pesquisas são informados e conforme o número de pesquisas e a pontuação da avaliação a loja adquire um selo de credibilidade (diamante, ouro, prata, bronze) que aumentam a confiança do consumidor na loja.
Como implantar/usar?
Basta preencher o formulário com os dados da loja no link “cadastre sua loja” . A E-bit analisa os dados para aprovação (em torno de 5 dias úteis). Uma vez que o cadastro é aprovado o lojista recebe 2 tipos de códigos em uma linha de comando de programação (tag) , uma deverá ser colocada no rodapé para mostrar o selo de certificação da loja e outro que deve ser colocado na página de confirmação do pedido para mostrar o banner que levará o consumidor a primeira pesquisa de satisfação. Algumas plataformas já possuem o sistema da E-bit integrado e o lojista necessita apenas colocar o código de cadastro fornecido pelo E-bit. Veja as plataformas que já possuem integração com E-bit acessando a área Soluções Integradas Dev Buscapé Company
DICA: a E-bit disponibiliza gratuitamente um relatório semestral com os números do mercado do e-commerce brasileiro chamado Webshoppers para baixar a versão mais recente acesse o site da E-bit.
TYPE FORM (dica do Renann Mendes)
www.typeform.com
O que é?
Uma ferramenta que permite criar formulários de pesquisa de forma muito prática e que se adapta facilmente a vários tipos de telas computador ou dispositivos móveis.
Para que serve?
Muitas vezes o lojista necessita fazer uma pesquisa com seu público sobre a satisfação dele com aos produtos da loja ou descobrir por que determinado grupo de internautas abandonou o carrinho de compra. Como pesquisa normalmente não é algo que as pessoas se motivem muito a fazer esta ferramenta propõe um tipo de formulário muito visual permitindo imagem e vídeos nas perguntas e aumentando a taxa de pesquisas respondidas.
Como implantar/usar?
Basta se cadastrar no sistema e criar sua pesquisa utilizando o sistema “arraste e solte” para criar um formulário e compartilha-lo por e-mail, compartilhando um link nas redes sociais ou “embedando” (colocando um código html), na página da sua loja.
DICA: outra ótima empresa para se fazer formulário de forma gratuita é a líder mundial no segmento a Survey Monkey que permite criar gratuitamente até 100 formulários de pesquisa com 10 questões múltipla escolha.
Zoho Project (dica do Diego Cione)
https://www.zoho.com/projects/
O que é?
Uma ferramenta que permite fazer gratuitamente a gestão de 1 projeto e armazenar até 10 MB de documentos .
Para que serve?
Se você ainda não implantou a sua operação de e-commerce, ou então sua operação cresceu e vai precisar mudar de plataforma, vale muito a pena utilizar uma ferramenta de gestão de projeto como o Zoho. Além de diminuir significativamente o número de e-mails que envolvem um projeto, permite que todos os envolvidos possam visualizar o progresso e verificar o quanto estão longe ou perto da meta de entrega. Tudo isso de forma muito visual e intuitiva para quem deseja utilizá-lo.
Como implantar/usar?
Basta se cadastrar no sistema e criar sua conta gratuita. É possível ainda personalizar o ambiente com o logo e as cores da empresa.
Cacoo
https://cacoo.com
O que é?
Uma ferramenta online que permite fazer gratuitamente a gestão de diagramas de forma colaborativa.
Para que serve?
Quem tem uma operação de e-commerce sabe o quanto é essencial ter os processos mapeados e bem entendido pela equipe. Para comunicar as atividades que envolvem, por exemplo, um processo de troca de produto, nada melhor do que um fluxograma. O interessante do Cacoo é que é possível fazer de forma colaborativa (várias pessoas podem contribuir de forma online no mesmo documento), e a ferramenta possui vários tipos de diagramas que você não encontra no powerpoint como por exemplo elementos para desenhar um rascunho de layout de página web (wireframe), layout de escritório, mapa mental (para definir a estratégia de marketing digital), entre outros.
Como implantar/usar?
Basta se cadastrar no sistema e criar sua conta gratuita. O plano free permite exportar os diagramas em imagem formato png.
SEO Monitor
http://www.seomonitor.com.br
O que é?
É uma ferramenta de SEO que monitora as palavras-chaves que são estratégicas para sua loja e compara como ela está em relação a lojas concorrentes.
Para que serve?
Suponha que você queira monitorar diariamente como está a posição da das palavras-chaves estratégicas da sua loja na busca orgânica do Google. Você faria a busca em cada palavra (50 por exemplo) e anotaria em uma planilha Excel em que posição do ranking cada palavra se encontra. Não satisfeito você quer pesquisar a posição destas 50 palavras com 5 lojas de concorrentes. Você teria então que fazer mais 250 buscas o que te tomaria um grande tempo do seu dia. O SEO Monitor faz isso de maneira automática para você e até 10 palavras-chaves, é possível fazer gratuitamente e sem limites de número de concorrentes. Os estagiários de plantão agradecem!
A ferramenta ainda oferece outras funcionalidades muito interessantes como o grid (que mostra uma tabela de Palavras-chaves x Concorrentes), sugere possíveis concorrentes para você monitorar, e também informa se o seu desempenho geral de SEO está melhorando ou piorando para aquele grupo de palavras.
Como implantar/usar?
Basta se cadastrar no sistema e inserir as as palavras-chaves e os concorrentes que você deseja monitorar.
Google Webmaster tools
https://www.google.com/webmasters/tools/?hl=pt-br
O que é?
Uma ferramenta de SEO do Google mostra como ele “enxerga” o código da sua loja e aponta como você pode deixar mais “amigável” aos mecanismos de indexação (conhecidos como robôs), do portal de busca.
Para que serve?
Esta é uma ferramenta muito utilizada por experts em SEO, pois através dela é possível corrigir páginas com erro que prejudicam a indexação da loja, quais os links e palavras chaves que levam mais tráfego para sua loja, enviar sitemap, identificar novos links que estão apontando para sua loja entre outras funcionalidades.
Como implantar/usar?
A implantação é muito simples, assim como o Google Analytics, basta se cadastrar e o Google Webmaster Tools fornecerá um código em uma linha de comando de programação (tag) que deverá ser inserido no nos códigos da página da sua loja.
Open site explorer
http://www.opensiteexplorer.org/
O que é?
Uma ferramenta de SEO que mostra quais a principais sites possuem links para sua loja.
Para que serve?
Uma dos fatores de maior importância para o Google posicionar bem nas buscas a sua loja é identificar quais sites apontam para sua loja e mais ainda qual a autoridade destes sites (para entender melhor isso, pesquise sobre PageRank no Google).
Esta é uma ferramenta é disponibilizada pela empresa SEOMOZ uma das mais conhecidas para pelos experts em SEO e apesar de ser oferecida com algumas limitações na versão gratuita, mas permite fazer análises comparativas da sua loja em relação a 5 outras.
Como implantar/usar ?
Basta digitar a URL no campo de pesquisa que o sistema gera o relatório.
DICA: pesquise também a URL de seus concorrentes para ver quais os sites mais importantes na estratégia de SEO deles.
Google Keyword Planner (antigo Google Keyword Tool)
https://adwords.google.com/KeywordPlanner
O que é?
É uma ferramenta desenvolvida pelo Google que mostra o número de buscas por palavras relevantes e também o valor aproximado do custo por clique (CPC),
Para que serve?
Supondo que você não é ainda anunciante do Google Adwords, o Google te dá uma colher de chá e disponibiliza esta ferramenta para você pesquisar quais as palavras que são mais valiosas para sua loja em termos de volume de buscas e valor do clique se você fosse anuncia-los. Muito útil também para testar se as pessoas estão buscando por determinado produto que você está pensando em vender na sua loja.
Como implantar/usar ?
É preciso estar cadastrado no Google (com uma conta Gmail por exemplo), e digitar a palavra que você deseja pesquisar que a ferramenta monta um relatório mostrando o volume de buscas do termo que você buscou e de palavras similares a ele.
Eyequant
http://www.eyequant.com
O que é?
É uma ferramenta que simula por meio de algoritmos o caminho que o olhar do internauta faz quando olha um site.
Para que serve?
Este sistema é excelente para você entender o que está chamando mais a atenção do seu internauta quando olha por exemplo para a home da sua loja. Você poderá descobrir que o banner que supostamente deveria captar o olhar do usuário esta perdendo para um produto com a cor vermelha ao lado. Esta análise permite você aprimorar a eficiência da sua comunicação visual para poder aumentar a conversão de vendas de sues anúncios e também melhorar a experiência de navegação de forma geral na sua loja.
Como implantar/usar?
É possível fazer um teste gratuito colocando a URL do seu site e se cadastrando no sistema. Ele irá gerar uma imagem sombreada iluminando as partes que concentram o olhar do internauta, você pode ainda ver um mapa de calor destes pontos.
Clicktale
www.clicktale.com
O que é?
É uma ferramenta que grava vídeos de cada movimento do mouse, click e uso da barra de rolagem que o usuário faz em seu site.
Para que serve?
Esta ferramenta tem como objetivo monitorar a navegação do usuário, isto significa que o lojista poderá identificar pontos de melhoria que poderão ser feitos na sua loja para melhorar a conversão. Você pode descobrir que o internauta tem dificuldade de achar determinado produto por que o nome da sua categoria não é o adequado.
Como implantar/usar?
Você precisa se cadastrar no site e ele irá gerar um código java que deverá ser colocado nas páginas da sua loja. A versão gratuita permite:
- 5000 gravações de pageviews/Mês
- vários tipos de mapa de calor da navegação
- relatório de Funil de conversão
E-mail Spam Test
http://www.emailspamtest.com/
O que é?
Ferramenta que analisa e pontua o html de e-mails quanto a probabilidade de ser considerado SPAM pelos provedores e informa quais pontos devem ser melhorados.
Para que serve?
O e-mail marketing ainda é uma das mídias mais eficientes para uma loja virtual principalmente quando enviado a uma base de clientes. O grande desafio hoje é fazer com que este e-mail comercial não seja considerado SPAM pelos provedores que irão recebê-los. Esta ferramenta analisa o código do seu e-mail aos olhos dos principais softwares anti-spam utilizados pelos servidores e te ajuda a melhorá-lo para aumentar o alcance do envio.
Como implantar/usar?
Basta preencher o formulário com título do e-mail, copiar e colar o código html no campo E-mail Content. O programa irá analisar estes campos, avaliar os links do seu e-mail (para ver se não possuem registros em blacklists), e mostrar uma página com a pontuação e pontos a serem melhorados (em inglês). Até 5.0 é considerado razoável, se ultrapassar essa pontuação a entrega do e-mail será bem prejudicada.
Mail chimp
http://mailchimp.com
O que é?
Ferramenta que envio de e-mail marketing.
Para que serve?
As ferramentas de e-mail marketing são a forma mais eficiente de entregar e-mails comerciais para uma base de e-mails qualificada. O Mail Chimp é uma das mais conceituadas do mercado por ser excelente na entrega do e-mail e nos relatórios muito completos após o envio (taxa de abertura, clicks, etc).
Como implantar/usar?
Basta se cadastrar na ferramenta importar sua base de e-mails e personalizar o layout do e-mail ou subir um código html elaborado por sua equipe. A versão free permite que você envie 12.000 e-mails por mês para uma base de até 2.000 clientes.
DICA: Nem pense em usar esta ferramenta para mandar e-mail para uma lista desqualificada, se alguém que recebeu seu e-mail acusa-lo de fazer spam, o MailChimp Automaticamente desativa sua conta.
MX Tool Box (dica de Leonardo Kelmann)
http://mxtoolbox.com
O que é?
Ferramenta que faz uma varredura nas principais blacklist de SPAM para ver se o domínio do seu site consta em algum deles.
Para que serve?
Você faz um disparo de e-mail para uma base “bacana” que recém-adquirida de alguém que te prometeu resultados incríveis. De repente o resultado das suas campanhas de e-mail marketing despenca. Muito provavelmente o seu domínio foi denunciado por fazer SPAM e rapidamente vários servidores no mundo todo começam a recusar automaticamente e-mails que contenham a URL do seu site. Para saber se o seu domínio caiu na “boca do sapo” (ou seja 103 blacklists), utilize este sistema para fazer a consulta.
Como implantar/usar?
Cadastre-se na ferramenta além de fazer a consulta gratuita em 103 blacklists o sistema irá alertá-lo por e-mail se algum dia for registrado uma queixa de SPAM contra o seu domínio.
DICA: outra ferramenta muito boa para o mesmo objetivo, é a SenderScore
Manycontacts (dica do Renato Figueiredo da Loja Penelope Acessórios)
https://www.manycontacts.com
O que é?
Um eficiente formulário de contato no estilo “drop-down” (aparece e pode ser minimizado), que integra com outras ferramentas como, por exemplo, o Mail Chimp .
Para que serve?
Alguns lojistas, principalmente os que usam plataformas de código livre estão descobrindo que o formulário no modelo do Mancontacts é capaz de dobrar ou triplicar o número de pessoas que deixam seu e-mail para poder receber e-mails promocionais. Isto por que ele se faz muito mais visível que o box padrão normalmente utilizado para este fim na maioria das plataformas. Duas vantagens interessantes é que ele já vem com mecanismos anti-spam o que poupa seu tempo de deletar e-mails falsos e também permite você facilmente qualificar os e-mail que estão armazenados.
Como implantar/usar?
Após se cadastrar no site e personalizar cor e texto da barra, o sistema irá gerar um script que basta ser copiado e colado no .código da loja para aparecer.
DICA: aproveite para testar agora pois é totalmente grátis e segundo a empresa apenas enquanto está na versão beta.
Zopim (Chat)
https://www.zopim.com
O que é?
Um sistema de chat online, com vários recursos como armazenagem de histórico e respostas automáticas.
Para que serve?
Os lojistas mais experientes sabem que um bom atendente de chat consegue facilmente aumentar o tíquete médio de uma loja. Isto por que ele faz o papel de um vendedor de loja física que consegue argumentar qual produto combina com outro além de esclarecer as dúvidas na hora que o consumidor na hora da navegação. Além de aumentar a confiança de quem compra e com isso aumentar a taxa de conversão da loja.
Como implantar/usar?
Após se cadastrar no site e personalizar sua caixa de chat, o sistema irá gerar um script que basta ser copiado e colado no código da loja para aparecer. A ferramenta começa gratuita para um atendente, uma conversa por vez, e armazenamento de 14 dias de histórico de conversa.
O que é?
Tanto o Tiny PNG quanto o Compressnow, são sistemas online para reduzir o “peso” das imagens. O primeiro como o próprio nome diz trabalha com imagens PNG e o segundo com arquivos no formato JPG.
Para que serve?
Carregamento rápido de imagens é crucial para uma campanha de e-mail marketing bem feita ou uma loja virtual eficiente. Essas ferramentas fazem de forma simples o que ferramentas parrudas como o Photoshop faz e, são essenciais para otimizar fotos de, produtos, imagens usadas em banner, ou e-mail marketing.
Como implantar/usar?
Basta subir a imagem no site, escolher a qualidade desejada que o programa devolve a imagem com peso reduzido para download.
Pixlr Express
https://pixlr.com/express
O que é?
Um editor de foto online que permite acrescentar uma série de efeitos e fontes à imagem ideal para imagens publicitárias para serem utilizadas em banners dentro da loja virtual ou fora.
Para que serve?
Se você navegar pelos principais varejistas online do Brasil, verá que todos sem exceção criam banners internos bastante atraentes. Para isso muitas vezes é necessário usar um bom editor de imagens para deixar a comunicação atraente. Para quem não possui o Photoshop, o Pixlr Express é um dos editores online mais utilizados no mundo. Possui “carimbos, fontes e efeitos muito legais para deixar o seu banner muito mais vendedor.
Como implantar/usar?
Basta fazer o upload da imagem e começar a utilizar os recursos a interface que é muito intuitiva.
Gimp
http://www.gimp.org
O que é?
Um poderoso software de edição de imagens, muito utilizado como alternativa para o Adobe Photoshop principalmente para aplicações web, uma vez que trabalha com cores RGB e não CMYC utilizada para trabalhar imagens impressas.
Para que serve?
Para quem tem uma limitação de verba para adquirir o Photoshp, o Gimp é a alternativa gratuita para fazer tarefas importantíssimas para uma loja virtual como por exemplo recortar o fundo de uma imagem. Todo profissional de e-commerce sabe como é importante ter uma foto de produto vendedora e para isso o fundo da imagem não pode de forma alguma confundir o internauta ou dar impressão de amadorismo.
Como implantar/usar?
Um dos poucos dessa lista que não é online, precisa ser baixado neste link: http://www.gimp.org/downloads/
DICA: após instalar o Gimp em sua máquina dê uma navegada no youtube para ver tutoriais como este aqui http://www.youtube.com/watch?v=xtRNyKPJgY8, que apesar de ser em espanhol é muito didático.
Google Web Designer
https://www.google.com/webdesigner
O que é?
Um editor de html5 desenvolvido pelo Google para ajudar os profissionais a desenvolverem peças com animações.
Para que serve?
Como muitos sabem os banners em flash muito utilizados em lojas virtuais, não podem ser visualizado em equipamentos mobile da Apple. O fato do iPad e IPhone ocuparem uma faixa expressiva do acesso mobile da internet torna isso um grande problema para os lojistas que não conseguem ter seus banners visualizados. O mais problemático é que atualmente não é uma tarefa fácil achar quem tenha bom conhecimento em html5 linguagem de programação que permite que o banner animado seja visualizado nestes aparelhos. Este programa em versão beta do Google propõe ajudar os desenvolvedores que ainda não tem muito conhecimento de código html5 editando até mesmo animações em 3D em uma interface relativamente simples de usar.
Como implantar/usar?
Assim como Gimp, é preciso fazer o download da ferramenta em https://www.google.com/webdesigner/#download-webdesigner . A boa notícia é que já tem tutoriais (em inglês), explicando de forma bastante didática como montar um banner como este aqui: http://www.youtube.com/watch?v=56u1v3LsI-k
Hootsuite
https://hootsuite.com
O que é?
Uma ferramenta a ser usada no gerenciamento e acompanhamento de métricas. Você pode agendar posts de vários canais de mídias sociais, bem como ter acesso a relatórios.
Para que serve?
As mídias sociais estão ganhando cada vez mais importância para o e-commerce, para segmentos como vestuário, este canal já é indispensável. Com este programa você conseguirá na versão gratuita, agendar posts, rastrear menções à sua marca, analisar o tráfego vindo de várias redes sociais.
Como implantar/usar?
Necessário se cadastrar no site e configurar as contas das redes sociais que deseja monitorar.
Addthis
http://www.addthis.com
O que é?
Sistema de compartilhamento de conteúdo em mídias sociais, fácil de instalar e que oferece relatórios sobre o engajamento dos seus internautas.
Para que serve?
Esta ótima ferramenta é uma forma muito fácil de se adicionar botões de compartilhamento de várias redes sociais (todas as populares estão contempladas), nos produtos de sua loja.Com isso você facilita a vida do internauta que deseja indicar o seu produto para sua rede de amigos no Facebook por exemplo.
Como implantar/usar?
Basta se cadastrar e customizar os botões e o formato que deseja que eles apareçam na sua loja.
Tweet Deck
https://about.twitter.com/products/tweetdeck
O que é?
Uma ferramenta do próprio twitter para rastrear o engajamento, organizar as mensagens de clientes, fazer buscas de tópicos com filtros personalizados entre outras funcionalidades.
Para que serve?
Se você pensa em ter uma conta no twitter para sua loja, uma ferramenta de gerenciamento como esta é essencial. O twitter é um excelente canal para estabelecer uma comunicação eficiente com seu cliente. Muitos lojistas pensam inicialmente no twitter apenas como um canal de promoção de produto e depois descobrem que a maioria dos dos clientes o utiliza como canal de SAC, principalmente quando está insatisfeito por algum motivo, por isto é tão importante saber administrar as interações.
Como implantar/usar?
Esta ferramenta pode ser facilmente instalada no seu navegador. Se você usa o Chrome basta ir na Chrome Web Store e localizar a extensão TweetDeck neste link
Google Trends
http://www.google.com.br/trends
O que é?
Uma ferramenta do Google que mostra graficamente o volume de pesquisas de palavras-chaves por país e região e permite comparar vários termos em um mesmo gráfico.
Para que serve?
O Google Trends pode ser útil aos lojistas principalmente de duas formas:
-pesquisar tendências de produtos. Ex: se você colocar no Google Trends as palavras tablet, ipad, notebook (restringindo a pesquisa ao Brasil), verá que as que as buscas por tablet superaram as de iPad no final de 2011, e no Natal de 2013 superaram a busca por notebook.
- pesquisar qual termo os internautas usam para encontrar no Google um produto comercializado na loja virtual. Ex: se você colocar as palavras refrigerador e geladeira, verá que a maioria busca por geladeira. Olhando na aba interesse regional, as buscas por refrigerador em Santa Catarina porém superam a de geladeira.
Como implantar/usar?
Para usar é muito simples, basta uma palavra no campo de pesquisa e imediatamente ele abre a opção de você “adicionar palavras”. Lembre se de mudar para “Brasil” no Menu superior que estará configurado para “Todo mundo”.
Bling
http://www.bling.com.br/
O que é?
Um sistema de gestão (ERP) que se integra a plataformas de e-commerce e possibilita uma série funcionalidades importantes para a operação.
Para que serve?
Muitos lojistas quando acabam de contratar uma plataforma descobrem que funcionalidades importantes como impressão de nota fiscal, fluxo de caixa, e integração de mais de um estoque (muito útil para quem tem loja física também), não estão contemplados. Sistemas como o Bling tem a proposta de cobrir essa deficiência da grande maioria dos sistemas de e-commerce integrando-se com várias plataformas e dando maior controle de gestão ao lojista
Como implantar/usar?
A versão gratuita não traz um recurso importante, como a impressão de NF e integração com plataformas de e-commerce, mas a boa notícia é que a versão que contempla isto custa apenas R$50,00 / mês. Verifique aqui, antes de contratar se a sua plataforma já tem integração com o sistema.
DICA: outro sistema equivalente muito utilizado pelos lojistas, é o Tiny ERP, vale a pena ver qual se encaixa melhor á sua necessidade.
Zoho Support
https://support.zoho.com
O que é?
Um sistema para gerenciar todas as interações dos seus clientes (chamados, e-mails, mensagens em canais de mídias sociais), e com isso tornar o atendimento mais eficiente.
Para que serve?
Um problema comum encontrado em lojas virtuais principalmente na época do Natal ou de grandes picos de demanda, é a falha ou demora no retorno de respostas para seus clientes. Com este sistema é possível organizar as interação com os clientes, criar histórico, encaminhar para os responsáveis de área de forma automática entre outras funcionalidades.
Como implantar/usar?
Basta se cadastrar no sistema e criar os formulários que serão “embedados” na pagina de “Contato” da loja.
DICA: se você não se importar de para U$12,00/ano, poderá experimentar a versão mais simples de outro sistema similar e muito utilizado chamado Zendesk .
ZeroPaper
https://www.zeropaper.com.br
O que é?
Um sistema online para gestão financeira de pequenas empresas.
Para que serve?
Como falamos no inicio deste post, um e-commerce para dar certo precisa ter um controle rígido de seus gastos e receitas. Esta ferramenta auxilia o gestor a ter a fotografia exata do seu fluxo de caixa, e com isso manter a saúde financeira da empresa em dia.
Como implantar/usar?
Basta se cadastrar no sistema e importar da conta corrente da empresa o arquivo OFX (obtido via Internet Banking). Categorize manualmente cada registro e o sistema passará a auxiliá-lo com relatórios e alertas de pagamentos via e-mail e SMS.
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