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Compras coletivas

O conceito de compra coletiva é quando um grupo de consumidores se reúne e usa uma velha regra de mercado, a que afirma ser a melhor tática agrupar várias pessoas para alcançar o menor preço possível com um produto ou estabelecimento. Comprar pela Internet é uma prática bastante disseminada. Mas comprar da forma como vemos hoje em dia é uma novidade dos últimos anos. O processo de compra se tornou um ritual coletivo, um evento social, que mobiliza grupos de pessoas interessadas ou não, em um determinado produto ou serviço.

Os sites de compra coletiva tem todo o ensejo do movimento que guia o comportamento do usuário online. Movimento que acontece graças a um belo motor 2.0, onde quem manda é o consumidor. Com o surgimento de diversos sites e um estilo de negócio baseado essencialmente no preço extremamente atrativo, surgem algumas questões ligadas ao Marketing.

Será que marcas que usam esse serviço para gerar vendas não estão em momento de consolidação e precisam fazer com que as pessoas relacionem-se com as referidas? Mas esse relacionamento, traduzido em um grande volume de venda não pode ser manchado quando a demanda é maior do que a real capacidade de atendimento ou fornecimento do produto ou serviço? Atendimento de qualidade, experiência bem sucedida com o usuário em um primeiro momento e o uso do E-commerce de massa para alavancar vendas estagnadas de marcas que já atuam no mercado há algum tempo, mesmo que se sacrifique todo um posicionamento definido de marca, preço e público-alvo é de fato o melhor caminho?

Muitas empresas têm utilizado este conceito para construir uma estratégia de marketing diferenciada e inovadora. Muitas vendas de produtos a granel funcionam de acordo com este conceito. No mesmo sentido, o poder de compra coletiva é uma abordagem cooperativa para alavancar o tamanho do grupo em benefício do consumidor, oferecendo produtos a um preço mais baixo. Atualmente empresas de Internet têm trabalhado com esse conceito, aproximando as pessoas através das Redes Sociais. A empresa organiza uma oferta com descontos elevados, que só entra em vigor se houver atingido o número mínimo de compras requerido pelo estabelecimento que está disponibilizando a oferta.

Fica a pergunta. Fato é que, como ferramenta de publicidade, o sistema de compra coletiva pode gerar visitas segmentadas e uma maior efetividade do que outras estratégias mais caras e menos direcionadas? Realmente os sites de compras coletivas são uma excelente ferramente de marketing e divulgação para as empresas.

Mais uma opção de mídia. E o mais interessante é que é quase 100% mensurável. Afinal, o cliente sabe exatamente quanto rendeu o investimento. Compra coletiva não ser para fechar o caixa. Isto é, muitas empresas se decepcionam acreditanto que divulgando o seu restaurante, clínica, loja, etc em um site de compra coletiva, irá lucrar muito. Na verdade, até lucram, mas não neste primeiro momento. Afinal , a empresa terá que dar um desconto de (no mínimo) 50% de seu produto ou serviço. Além de pagar de 60% a 40% de comissão (do que foi vendido) para o site.

Portanto o lucro será pequeno, ou quase nada.
Mas será que vale a pena a empresa entrar nisto?

Sim, e muito. O objetivo do site de compra coletiva é divulgar a sua empresa, produto e/ou serviço.

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