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A divisão de pesquisa da F/Nazca Saatchi & Saatchi, F/Radar, divulgou um estudo bem interessante sobre o relacionamento do internauta brasileiro com - e na - internet. A pesquisa apontou que 91% usam a web regularmente para se relacionar com outras pessoas, principalmente por meio de e-mail (57%), MSN (55%) e Orkut (50%).

O Fernand Alphen, diretor de Branding, Planejamento e Pesquisa da agência, divulgou alguns pontos surpreendentes sobre o estudo no seu blog:

- Penetração do e-mail na classe AB: 68%
- Penetração do Orkut na classe AB: 48%
- Penetração do e-mail na classe C: 50%
- Penetração do Orkut na classe C: 50%



Segundo ele, há “depenetração” do uso do e-mail na classe AB, sem “depenetração” do uso do Orkut (em ambas). Ou seja, enquanto falamos tanto do Twitter e do Facebook - que representam uma fatia insignificante, com 0,2% e 1% da preferência, respectivamente -, o lugar para encontrarmos o internauta brasileiro ainda é o “velho” Orkut.

A pesquisa também detectou que, dos 45% que geraram algum tipo de conteúdo online, a maioria foi para promoção pessoal (27%), e não profissional (11%). Os tipos de conteúdo mais publicados são fotos (39%), textos (18%) e vídeos (11%). Desse grupo, 15% espalharam conteúdo de terceiros, ou seja, repassaram algo que viram pela frente. Além disso, 6% remixou (pegou e modificou) algum tipo de informação.

Com base nos resultados do estudo, os internautas brasileiros foram divididos em 3 grupos, de acordo com seu comportamento em relação à comunicação. São eles: os publishers (22%), que acessam a rede e publicam conteúdo; os viralizadores (7%), que acessam e espalham conteúdo e os mashupers (2,9%), que remixam conteúdo alheio.

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