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* Dica 1: Comece entendendo que tipo de projeto requer manutenção, mesmo que o cliente não tenha percebido. Por definição, os projetos que mais demandam manutenção são, em ordem decrescente: Portais de conteúdo, Sites de e-commerce, Sites insticuionais, Portfólios pessoais, Minisites, hotsites.
* Dica 2:Uma vez entendida a demanda, não esqueça de checar se o cliente terá fornecedores para o conteúdo (texto, ilustrações, fotos etc) ou você ficará responsável por coordená-los.
* Dica 3:O próximo passo é adequar sua forma de remuneração baseado no que você levantou com as Dicas 1 e 2. Se o projeto requer trabalho diário e se prolongar por três meses ou mais, opte por uma “fee” (taxa, mensalidade, cota..etc) mensal. Se a demanda for pontual, crie uma tabela constante no contrato, estipulando formatos, preços, prazos e preços de cada tipo de atualização.
* Dica 4: Você é um profissional super responsável, sabemos disso. Do lado do cliente devem existir profissionais assim também. Faça deles seus interlocutores e peça a eles o caminho das pedras para as aprovações. Se para colocar um projeto no dar a aprovação é fundamental, imagine para mantê-lo voando? Crie regras, procedimentos, fluxos, se resguarde.
* Dica 5:: Saiba separar o que é manutenção do que é evolução de seu projeto. Tenha em mente que manutenção é tudo aquilo que mantém o site no ar, desde inclusão de conteúdo até mesmo o lado “back-office”, como infra-estrutura, contas etc. Contudo, passos que incluam mudança de estrutura ou funcionalidade não são manutenção, são evoluções do projeto e por isso deve ser orçadas a parte. Isso é muito importante! Não confunda as coisas.

www.cearavip.com.br

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bom!

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