468x60 Ads

Todo profissional de design precisa de inspiração, por isso preparamos uma seleção de 15 redes sociais para designers. Existem dezenas de redes sociais destinadas a este público, porém várias são muito parecidas entre si. Por essa razão, escolhemos as 15 mais interessantes da atualidade e separamos em 5 categorias. Note que várias redes que constam nesse post possuem mais de uma vocação. Encaixamos cada uma naquela que é sua funcionalidade principal e as redes únicas (bastante singulares, como você irá perceber) estão na categoria “outras”.

Divulgação de Portfólios

behance
Behance: a rede social mais utilizada entre designers. Vitrine internacional, lá é possível divulgar o seu trabalho e ver o que vem sendo produzido ao redor do mundo. Atualmente pertence à Adobe, criadora dos principais softwares de design disponíveis no mercado.
cargo
Cargo: quem entra nesta rede é bom. É preciso se inscrever e ser avaliado para ter uma página na Cargo, que funciona como galeria (algo semelhante a um blog). Mesmo sem entrar, o acesso aos portfólios é livre – inspiração garantida.

Compartilhamento de Imagens

pinterest
Pinterest: o site dispensa apresentações, sendo hoje uma das principais redes para busca e compartilhamento de imagens. Em 2014 ganhou novas funcionalidades e a busca por imagens específicas ficou mais fácil com os novos tipos de filtro disponibilizados.
kk
kk
Deviant Art: autodenominada a maior galeria de arte e comunidade online, a Devian Art realmente tem muitas imagens para inspirar. O funcionamento é similar ao Pinterest, mas o bacana é expor o seu trabalho e receber comentários. Lá os usuários são mais ativos do que em sites com a mesma proposta.
pixabay
Pixabay: colaborativa e mais voltada para a fotografia, a rede também pode ter uma ótima contribuição no trabalho dos designers. Além de ter um banco gigantesco de imagens grátis, é possívelcompartilhar suas imagens.
imgur
Imgur: similar aos outros da categoria de compartilhamento de imagens, tem um diferencial: atua principalmente com trend topics. Bacana para saber o que é viral e popular, servindo como fonte de ideias para futuros trabalhos.
designspiration
Designspiration: com um design mais clean que suas concorrentes, a rede oferece outro diferencial: énude free, o que permite que ela seja acessada de qualquer lugar. Mais voltada à arte, tem uma equipe de curadoria.
FFFound
FFFFound!: excelente fonte de inspiração, no FFFFound, como o nome sugere, é possível encontrar de tudo, inclusive Gif’s. Cada clique leva a outra imagem mais incrível e que tem algo a ver com a anterior. É viciante.

Brasileiras

Zuinn: os membros podem criar um portfolio online compatível com tablets e celulares, que pode ser compartilhado através de outras redes sociais. Os melhores portfólios ganham destaque na capa. A rede também possui blog com novidades sobre design.
Zuinn: os membros podem criar um portfolio online compatível com tablets e celulares, que pode ser compartilhado através de outras redes sociais. Os melhores portfólios ganham destaque na capa. A rede também possui blog com novidades sobre design.
Zuinn: os membros podem criar um portfolio online compatível com tablets e celulares, que pode ser compartilhado através de outras redes sociais. Os melhores portfólios ganham destaque na capa. A rede também possui blog com novidades sobre design.
Dsign.me
Dsign.mea rede também é um local bacana para divulgar o portfólio. Em nossa última visita, porém, o blog estava desatualizado e o mural destinado a vagas de emprego estava vazio.

Comunidades

dribbble
Dribbble: aproveita o melhor de uma rede social, os contatos. Na Dribbble é possível interagir com designers do mundo todo. É considerado o Twitter para designers. Nele, você recebe comentários e pode comentar sobre o trabalho de todos da rede.
twibfy
Twibfy: moderninho e underground, o Twibfy possui curadoria, como o Designspiration, mas se destaca pelas funcionalidades e banco de ilustrações. Vale uma conferida, até para ver se suas imagens são bem aceitas por um público qualificado.

Outras

colourlovers
ColourLovers: especial para os que amam cores. Lá, é possível encontrar as cores que são tendência e paletas personalizadas pelos usuários. Tem tutoriais e temas específicos, como casamento, por exemplo.
fontli
Fontli: considerado o Instagram para designers, é especial para quem gosta de tipografia. Imagens de todo tipo de fonte, inclusive para descobrir o nome daquela que você não consegue achar em sites como Dafont.
threadless
Threadless: bastante específica, a rede permite que qualquer design se una à sua equipe de criação (é uma marca) – desde que ele vença os concursos lançados periodicamente para escolher a melhor ilustração com o tema que eles definirem. Se suas ilustrações forem escolhidas, você recebe dinheiro!
READ MORE